Aqui, vou repetir a memória descritiva para contextualizar os leitores, mas quero, também fazer uma pequena conclusão que julgo estar a faltar.
Houve uma altura em que estivemos um bocado perdidos porque não sabíamos como levar a nossa ideia avante. Mas,focamo-nos na essência da nossa ideia e acabamos por ter um resultado.
O que decidimos no início passava por jogar com pontos, linhas e cores (com destaque para o preto e o branco, como referência ao facto da música ter sido pensada para um ritmo mais "roqueiro" , daí o contraste, mas que acabou por ter um ritmo mais coeso, pop). Queriamos utilizar a minimização, ou seja, sintetizar ao máximo a imagem, mas sempre de forma perceptível.
Optamos por realizar esta proposta através de meios manuais, ou seja, sem ajuda de programas informáticos. Desta forma, necessitamos de cartolinas, tesoura, marcadores, compasso, régua, cola e recolhemos algumas imagens de revistas (e uma ou outra através da internet, a única altura onde utilizamos o computador).
A letra da nossa música enfatizava a ideia do tempo e da não existência de segundas oportunidades porque o “tempo” não pára. Enfatizava a ideia dos sonhos que nem sempre se concretizam e como ficamos tão desiludidos quando isso acontece.
Esta ideia tinha de ser transmitida através de duas formas base: o círculo e o quadrado.
Círculo
Desenhamos dois círculos em cartolina preta e branca, respectivamente. A preta tinha de ter, obrigatoriamente 11,5 cm de diâmetro e a parte branca, à nossa escolha, teve 10,5 cm de diâmetro. A diferença de 1 cm representou a “borda” do nosso relógio. O “tempo”, com muita importância na música escolhida, era um factor essencial e consideramos que o relógio era uma das imagens mais representativas. Os ponteiros do relógio, desenhados com marcador preto (linhas) indicavam as três horas, como referência a “three times to regard”, um verso da nossa música. Dentro do relógio, através de linhas, desenhamos uma árvore. Esta árvore continha “frutos” coloridos (marcador rosa, azul e amarelo) representativos dos nossos sonhos. Mas, à medida que descíamos do topo para o tronco e para o chão, esses pontos adquiriram uma coloração mais escura (azul escuro e preto), representando os sonhos que não concretizados que caem por terra. Na borda do nosso relógio, a preto, escolhemos quatro imagens: os olhos de um bebé, lábios, (beijo) um pai com o filho e o olho de uma senhora idosa. Estas quatro imagens são simbólicas e não têm uma ligação directa com a imagem. As imagens foram colocadas ao longo do relógio, como forma de indicar um ciclo sempre em acção. Desta forma, queríamos deixar patente a ideia de que o “tempo” não pára e tudo continua, por isso, não existem segundas oportunidades.
Quadrado
No quadrado, a ideia a representar era a mesma. E, assim, optamos por representar exactamente o mesmo relógio. No entanto, e aproveitando a forma do quadrado de 12 cm, escolhemos algumas imagens que cobriram o quadrado preto. Basicamente, aquele ciclo simbólico da vida, teve especial relevância nesta forma. Nã existem segundas oportunidades e tudo continua. As imagens escolhidas foram a do bébé, crianças, lábios (beijo), alianças, maternidade, pai e filho, olhos de uma senhora idosa e céu.
Nós, realmente, procuramos ser fiéis à nossa ideia inicial. Utilizamos linhas, pontos e cores. As linhas para os ponteiros, para o tronco da árvore; os pontos para os frutos, representativos dos nossos sonhos; as cores, com o destaque pretendido para o preto e o branco, mas com um elemento discreto a cores mais vivas (os frutos do topo da árvore. Procuramos, ao máximo, sintetizar os elementos -minimização. Pretendíamos passar a mensagem por de trás da letras através de elementos simples, dispostos de forma simples e exeutados de forma simples. De facto, não podems considerar que utilizamos métodos extremamente criativos na realização do projecto, mas acreditamos que foram os indicados para levar cabo os nossos objectivos.
Foi, de facto, uma proposta engraçada de se realizar e que fez com que reflectissemos bastante nos vários elementos e técnicas de comunicação visual. Quais os elementos mais indicados para passar uma mensagem? Através de que técnicas? Todos? Poucos? Não interessa quais utilizamos ou que técnicas, desde que a mensagem em causa seja transmitida. Isso é o essencial e não pode ser esquecido.
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