quarta-feira, 15 de junho de 2011

Infografia: pequena explicação

A infografia já é reconhecida por muitos, nos dias de hoje, como um género jornalístico. Nas palavras de Alberto Cairo, especialista em design e artes visuais, a infografia “significa a apresentação visual de dados, sejam dados estatísticos, sejam mapas, sejam diagramas”. Estas três formas são adoptadas pela infografia nos jornais impressos. A infografia, nalguns casos, pode substituir o texto informativo, pois é mais fácil percepcionar um certo tipo de dados sobre forma gráfica.
Para criar uma infografia, primeiro, é necessário fazer uma pesquisa de dados. Depois procede-se à avaliação e análise desses mesmos dados. Este trabalho é fundamental para elaborar uma infografia porque devemos procurar transmitir a informação mais fiável, correcta e da forma concisa às audiências. A seguir ao trabalho de pesquisa, é necessário pensar qual a melhor forma para comunicar os conteúdos que queremos transmitir.
Assim, as infografias jornalísticas devem utilizar uma linguagem jornalística, com imagens, gráficos, mapas para compar a notícia e textos curtos para completar a linguagem gráfica. É importante conterem sempre um título e o lead. O lead indica ao público o que eles vão encontrar na infografia e, até, como é que eles devem ler a infografia.

Deixo, de seguida, alguns exemplos infográficos:




 

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