A Cor comunica sentimentos, culturas, personalidades... a cor comunica tudo. Os indivíduos percepcionam as cores de formas ligeiramente diferentes conforme a sociedade, a cultura onde foram criados. As cores têm associações simbólicas em todas as sociedades através da sua aparência em contextos sasonais, políticos, ambientais e sexuais. Um dos exemplos mais fulcrais desta situação é a cor preta que no mundo ocidental é, frequentemente, associada ao luto enquanto na Índia o luto é associado a cor branca.
A Cor é um elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, sendo uma componente de grande influência no dia-a-dia de uma pessoa pois interfere nos sentidos, nas emoções e até no intelecto de um indivíduo. É possível afirmar que a cor exerce três funções distintas que se complementam. A cor é vista, impressionando a retina; é sentida, provocando/expressando emoções; a cor é construtiva, ou seja, possui um significado próprio, pode comunicar uma ideia.
As cores, retomando principalmente o primeiro parágrafo, apesar das diferenças locais, possuem caraterísticas universais. Existem cores percepcionadas como quentes que estimulam os sentidos e são capazes de excitar sentimentos de carinho, saúde (boa), agressão - amarelos, vermelhos, laranjas. Os azuis e os verdes são percepcionados como cores frias e conotam sentimentos de segurança, de calma, de paz e depressão. São cores com um efeito relaxante ao contrário das cores quentes que fazem a tensão arterial subir.
À laia da da curiosidade deixo aqui um esquema muito simples com as características principais atribuídas às cores principais:
Quando olhamos para o céu completamente azul associamos o bom tempo. Mas, quando ele muda de cor para cinzento associamos ao mau tempo. As cores permitem-nos fazer estas diferentes associações.
O surgimento dos frutos vermelhos são associados à aproximação do Verão. O vermelho é representativo do calor e do dinamismo, entre outros significados.